É um metal obtido através de um minério denominado brauxite, com características que lhe conferem leveza e durabilidade, assim como a possibilidade da constante reutilização, através da reciclagem. Tendo em conta estes atributos, é um material muito utilizado em diversas indústrias, nomeadamente, para o fabrico de caixilharias.
Destaca-se dos demais metais como o aço, o ferro ou o cobre, em virtude das suas propriedades, como a leveza, a resistência à corrosão, o antimagnetismo, a multiplicidade de aplicações aliada à elegância, entre outros…
No que diz respeito à leveza, juntamente com o fácil manuseamento, o alumínio, quando processado corretamente e com qualidade, torna-se resistente às condições climáticas. Daí, a sua constante aplicação em estruturas. Além disso, dura longos períodos de tempo sem a necessidade de manutenção.
Relativamente à dicotomia corrosão e alumínio, é um material com forte resistência à corrosão, explicado pelo fenómeno passivação, isto é, uma modificação de um elétrodo que gera menor atividade, formando uma película. Daí que o antimagnetismo do alumínio faça com que o mesmo não produza faísca, o que fomenta a sua utilização como proteção de produtos.
A possibilidade de diferentes acabamentos permite múltiplas aplicações, ou seja, não restringe e/ou condiciona o seu uso a apenas um fim. Também a elegância é importante, considerando que quando se fala em modernidade, o alumínio consta na pauta de materiais a utilizar, dado o seu requinte, mesmo que em estado bruto. Uma vez que dificilmente perde as suas características naturais, é possível pintá-lo e personalizá-lo com diversos acabamentos, conferindo assim versatilidade. Como tal, é possível ver a utilização do alumínio em construção de estruturas (ex. janelas, portas), em embalagens, ou até, em utensílios de cozinha.
No entanto, existem outras vertentes a ter em conta no momento de escolha de materiais a utilizar, tais como a crescente consciencialização para as preocupações ambientais e ainda a própria evolução do mercado. Nesse sentido, o recurso ao alumínio é uma excelente opção, pois vai de encontro ao supracitado. Por um lado, a sua reciclagem pode ser realizada de uma forma cíclica, por outro, esse processo exige um baixo consumo de energia.
Perante tudo o que foi mencionado, o alumínio traduz-se em transformação, sustentabilidade, resistência, modernidade e versatilidade. Todas as características comprovam a mais-valia da sua utilização nas mais variadas finalidades, fazendo com que o alumínio seja a escolha mais acertada.