BlogBlog BlogBlog
  • Sobre Nós
  • Orçamento
  • Catálogos
  • Blog

    Blog

  • Contactos
  • Sobre Nós
  • Orçamento
  • Catálogos
  • Blog

    Blog

  • Contactos
  •  

Blog

Blog

Our Latest News

Jardins de inverno com alumínio

Os jardins de inverno são uma excelente opção para quem não dispensa o contacto com o exterior durante todo o ano. Existem, atualmente, no mercado diversas opções, com uma grande variedade de formas e estilo, sem comprometer a segurança.

Um dos materiais mais utilizados neste tipo de construção é o alumínio. Com as construções de jardins de inverno geralmente é usada uma liga que contém 80-90% de alumínio, com aditivos para resistência adicional e propriedades mecânicas aprimoradas

De facto, o alumínio é de fácil manutenção e requer uma limpeza esporádica. Além disso, é capaz de suportar condições climatéricas adversas, sejam estas positivas ou negativas.

Outra características muito especial do alumínio, reside no facto de este resistir à radiação ultravioleta intensa e à humidade, particular neste tipo de estrutura. O alumínio é ainda, um metal sem qualquer substância nociva, uma característica que assegura a segurança dos utilizadores do jardim de inverno.

O aspeto visual é também, bastante importante e, mais uma vez, o alumínio apresenta mais valias. O alumínio, quando conjugado  com o vidro, proporciona uma caráter estética incrivelmente agradável, sendo uma das conjugações mais perfeitas para jardins de inverno. 

Ler Mais
As vantagens do alumínio

É um metal obtido através de um minério denominado brauxite, com características que lhe conferem leveza e durabilidade, assim como a possibilidade da constante reutilização, através da reciclagem. Tendo em conta estes atributos, é um material muito utilizado em diversas indústrias, nomeadamente, para o fabrico de caixilharias.

Destaca-se dos demais metais como o aço, o ferro ou o cobre, em virtude das suas propriedades, como a leveza, a resistência à corrosão, o antimagnetismo, a multiplicidade de aplicações aliada à elegância, entre outros…

No que diz respeito à leveza, juntamente com o fácil manuseamento, o alumínio, quando processado corretamente e com qualidade, torna-se resistente às condições climáticas. Daí, a sua constante aplicação em estruturas. Além disso, dura longos períodos de tempo sem a necessidade de manutenção.

Relativamente à dicotomia corrosão e alumínio, é um material com forte resistência à corrosão, explicado pelo fenómeno passivação, isto é, uma modificação de um elétrodo que gera menor atividade, formando uma película. Daí que o antimagnetismo do alumínio faça com que o mesmo não produza faísca, o que fomenta a sua utilização como proteção de produtos.

A possibilidade de diferentes acabamentos permite múltiplas aplicações, ou seja, não restringe e/ou condiciona o seu uso a apenas um fim. Também a elegância é importante, considerando que quando se fala em modernidade, o alumínio consta na pauta de materiais a utilizar, dado o seu requinte, mesmo que em estado bruto. Uma vez que dificilmente perde as suas características naturais, é possível pintá-lo e personalizá-lo com diversos acabamentos, conferindo assim versatilidade. Como tal, é possível ver a utilização do alumínio em construção de estruturas (ex. janelas, portas), em embalagens, ou até, em utensílios de cozinha.

No entanto, existem outras vertentes a ter em conta no momento de escolha de materiais a utilizar, tais como a crescente consciencialização para as preocupações ambientais e ainda a própria evolução do mercado. Nesse sentido, o recurso ao alumínio é uma excelente opção, pois vai de encontro ao supracitado. Por um lado, a sua reciclagem pode ser realizada de uma forma cíclica, por outro, esse processo exige um baixo consumo de energia.

Perante tudo o que foi mencionado, o alumínio traduz-se em transformação, sustentabilidade, resistência, modernidade e versatilidade. Todas as características comprovam a mais-valia da sua utilização nas mais variadas finalidades, fazendo com que o alumínio seja a escolha mais acertada.

Ler Mais
Anodização e lacagem do alumínio

Sabia que o alumínio é um metal que pode sofrer vários processos de transformação?

No artigo de hoje vamos saber mais um pouco sobre dois dos processos particularmente relevantes em termos estéticos: a anodização e a lacagem. 

A anodização  ou oxidação anódica,  consiste num tratamento de superfície eletrolítico que confere ao alumínio uma camada superficial protetora e decorativa – a chamada camada anódica.

Este processo é feito através da imersão do alumínio em vários banhos, promovendo a corrosão controlada do metal, de modo a provocar o crescimento artificial e aceleração da película de óxido. Esta camada de óxido criada, devidamente colmatada, cria uma barreira à oxidação (e consequentemente corrosão) do substrato de alumínio, criando uma das principais características deste tratamento: a sua durabilidade.

A espessura da camada anódica será tanto maior, quanto mais corrosiva for a atmosfera a que o alumínio vai estar sujeito. 

Já a lacagem pode ser definida como um processo de pintura eletrostático executado com tintas em pó de poliéster. Através deste processo, o alumínio pode adquirir diferente cores, sendo esta determinada pela tinta de pó aplicada. 

O processo de lacagem é composto por um ciclo de pré-tratamento químico com a finalidade de preparar os perfis para a pintura, protegê-los da corrosão e maximizar a adesão da tinta.

Depois do pré-tratamento, segue-se a aplicação do tinta em pó até ao transporte para o forno de polimerização, que fará com que se crie uma camada homogênea nos perfis.

Estes dois processos contribuem para tornar o alumínio um metal com amplas possibilidades de variação e adaptação, sendo esta uma das suas grandes vantagens.

Ler Mais
Conheça as vantagens de escolher um portão de alumínio

Com certeza, antes de escolher qualquer material para um grande projeto, levamos em consideração a durabilidade, o custo, a segurança, a estética, entre outros requisitos. Levando em conta estes e outros critérios a escolha do portão em alumínio não abre oportunidade para arrependimentos. 

O alumínio é um material muito resistente à corrosão o que traz uma alta durabilidade. Em comparação com materiais como o ferro e a madeira pode apresentar diversas vantagens pois não necessita de cuidados muito específicos na manutenção e pintura. A durabilidade e resistência do alumínio faz com que não haja o apodrecimento do portão caso ele fique exposto a ambientes com variação de temperatura e clima. Se a sua casa for em regiões costeiras, o portão de alumínio pode ser uma boa escolha pois, ao contrário do ferro e do aço, ele não oxida, pelo que a manutenção se torna mais simples e económica. 

Outro aspeto muito positivo do alumínio é a sua leveza, que dá a esse material versatilidade, podendo ser utilizado desde portas e esquadrias a portões de garagem. E é por ser extremamente leve que o portão de alumínio numa garagem pode ser um forte candidato a tornar-se um portão eletrónico –  graças ao seu peso reduzido os motores não são sobrecarregados na abertura, podendo ainda ser utilizado qualquer tipo de automatização já que não é necessário um motor muito potente.   

Não acumulando sujidade o alumínio é também um material que proporciona uma limpeza simples, bastando utilizar água, detergente neutro e panos limpos. Lembre-se sempre que para a limpeza do alumínio nunca deve utilizar esponjas, outros materiais abrasivos, sabão ou detergentes com pH ácido ou alcalino.

Como pode ver estas e muitas outras vantagens fazem com que o portão de alumínio seja um dos mais utilizados em projetos para residências. Esteticamente ainda pode optar por diversos modelos, designs e ainda escolher manter o material sem pintura com a aparência natural do alumínio ou personalizá-lo com uma pintura com tinta eletrostática em cores variadas para que consiga escolher o que mais combina com a arquitetura do imóvel.

Percebeu como os portões de alumínio possuem diversas vantagens? Agora pode escolher entre tantos modelos e possibilidades a que mais se adequa à sua casa.

Ler Mais
Como limpar peças e acessórios em alumínio

O alumínio é um material extremamente versátil, utilizado para diversas finalidades e que, de forma natural, tem um tempo extenso de vida útil.  Por isso, não é de estranhar que vários dos elementos das habitações sejam de alumínio, tais como janelas ou portas. Deixar estas superfícies como novas depende só do cuidado e da manutenção  que lhes é dada.  

É muito importante garantir a limpeza correta de portas e janelas de alumínio, principalmente aquelas que ficam em áreas externas devido à exposição ao clima e outros fatores que possam ser agressivos ao material. Como todos os materiais, o alumínio necessita de alguns cuidados específicos, mas não é difícil manter as superfícies saudáveis e sempre a brilhar. Siga estas orientações.

Antes de efetivamente começar a limpeza é necessário retirar todos os vestígios de pó e sujidade que possa ter, utilizando para o efeito um espanador ou um pano humedecido. De seguida, prepare uma solução de água morna e detergente neutro. 

É importante referir que nunca deve utilizar materiais abrasivos como escovas duras, esponjas mais ásperas ou esponjas de aço pois podem riscar as esquadrias. Também não devem ser utilizados produtos alcalinos ou ácidos – ácido muriático, soda cáustica, cloro, éter, acetona e produtos para limpar vidros – pois estes reagem com o óxido de alumínio formado na anodização e podem danificar a camada anódica.

Esta forma de limpeza que acabamos de descrever não serve para superfícies incrustadas com resíduos de gordura ou que estejam aderidos ao alumínio, como panelas. Nesses casos pode ser utilizado um solvente neutro do tipo tolueno ou xileno – próprios para dissolver incrustações. O mesmo processo deve ser aplicado às maçanetas. (Caso sejam de metal devem, então, ser utilizados produtos específicos seguindo sempre as instruções da embalagem.)

No fim da limpeza, passe um pano macio e seco para garantir que a superfície esteja seca, caso contrário corre o risco de o pó e a sujidade voltarem a aderir à superfície. 

A limpeza de portas e janelas em ambientes diferentes também pede procedimentos distintos. 

No caso de ambientes internos, a água, o detergente neutro, panos macios, esponjas não abrasivas e uma escova de dentes para chegar aos cantos serão os seus maiores aliados.

Misture a água morna e o detergente, humedeça o pano nessa solução para remover a sujidade superficial. Repita a limpeza as vezes que forem necessárias. Mude a água se necessário, para não levar a sujidade de volta à superfície, e utilize a escova de dentes para chegar aos lugares que o pano não chega. No fim, passe um pano limpo ainda não utilizado para tirar todo o produto de limpeza e secar.

Já nos ambientes externos, onde os materiais estão expostos à agressividade do tempo, é necessário ter alguns cuidados extras, mas igualmente simples de executar. Com a ajuda de uma mangueira retire toda a poeira e sujidade. Com a mistura de água e detergente neutro na proporção de 1/4 de um copo de detergente para 2 litros de água esfregue toda a superfície com uma esponja macia. Faça a limpeza de cima para baixo para não levar sujidade a uma área que já foi limpa. Para não deixar nenhum canto difícil sem limpar, utilize a escova de dentes. Depois, basta retirar todo o sabão com a mangueira, enxaguando bem. Para finalizar, utilize um pano limpo e seco.

Além da versatilidade e do bom custo-benefício, percebeu como é fácil de fazer a manutenção e limpeza do alumínio? Agora é só seguir as dicas e colocar as mãos a obra!

Ler Mais
Extrusão do Alumínio

Sabia que o fabrico de Alumínio depende de um processo chamado Extrusão?

A Extrusão é um processo de conformação mecânica por deformação de cilindros de liga de alumínio, os chamados biletes. Esse processo pode ser feito a quente ou a frio, mas no caso do alumínio o processo a quente é o mais utilizado.

As primeiras experiências com a extrusão foram feitas com o chumbo no século XIX, mas desenvolveu-se bastante durante a Segunda Guerra Mundial devido à utilização de perfis de alumínio na indústria aeronáutica.

Para imaginar o processo de extrusão a que o alumínio é submetido tente imaginar uma seringa, o funcionamento é muito parecido. Os biletes são injetados a alta pressão e temperatura. No caso de metais é necessário que seja feita a extrusão quente para que se torne mais fácil transformar os bilhetes em perfis de metal. De seguida, segue uma explicação mais detalhada de todo o processo. 

Após o pré-aquecimento, que ocorre a aproximadamente 450º, os biletes são levados à câmara de extrusão onde são introduzidos numa prensa e com a ajuda de um pistão, que se assemelha, ao êmbolo da seringa, são pressionados contra um orifício chamado matriz. O caminho do bilete até à câmara de extrusão deve ser rápido para evitar a oxidação do metal.  

Após a pressão, saem da matriz os perfis de alumínio com os seus formatos e dimensões definidas. Estes, através de um sistema de arrasto, rapidamente passam por um processo de arrefecimento para facilitar o processo de estiramento, para alinhamento de possíveis torções e desempeno. As peças são então encaminhadas para o corte nas medidas solicitadas pelos clientes.

A finalização de todo o processo de fabricação dos perfis dá-se pelo endurecimento, a chamada têmpera, quando estes são inseridos em estufas antes de serem embalados.

Os perfis de alumínio resultantes do processo de extrusão podem ser geralmente janelas, portas, esquadrias, trilhos para portas, tubos e não só materiais grandes. As peças podem ser cortadas em variados tamanhos e também podem tornar-se em maçanetas, fechaduras, engrenagens e os mais diversos componentes para automóveis, bicicletas, maquinaria pesada e equipamentos de transporte. 

Essas são apenas algumas utilidades, já que a lista de possíveis materiais e produtos é ainda maior.

Ler Mais
6 vantagens do Alumínio

Olhe à sua volta e com certeza verá, na sua casa ou no seu ambiente de trabalho. materiais feitos com alumínio. Não podemos negar: este é um material que já faz parte do nosso quotidiano. Desde meios de transporte, como comboios, carros, aviões, até aos telemóveis, computadores, produtos de decoração, mobiliário, bijuterias, embalagens, etc. Esses e muitos outros objetos, todos têm alumínio. E já perguntou-se o porquê?

Amigo do meio ambiente, versátil e de baixo custo, o alumínio traz consigo diversas vantagens. As suas características permitem que possua uma gama imensa de usos e por isso este tornou-se um dos metais mais utilizados no mundo. Veja algumas vantagens que esse material pode aportar: 

Versatilidade: Como falamos anteriormente, o alumínio é um metal que pode ser utilizado com diversas finalidades, sendo apropriado desde a construção civil até às embalagens de alimentos. Neste último caso, inclusive, o alumínio traz uma vantagem acrescida ao ser um metal seguro para armazenamento de produtos e não tóxico.

Alta resistência, Leveza e Durabilidade: Um dos atributos mais importantes do alumínio é a leveza. Quando o tratamento da superfície é de qualidade, ele torna-se mais forte em condições climatéricas, sendo inclusive resistente ao fogo. Por isso, o alumínio é utilizado em estruturas, pois não necessita de manutenção regular, a sua durabilidade é altíssima, com boa resistência à corrosão e podendo durar 40 anos ou mais sem perder suas características. Mesmo com toda essa alta resistência, é um metal que não perde a leveza. É uma excelente opção para quem deseja gastar pouco em manutenções e ter mesmo assim materiais de qualidade.

Magnetismo: O alumínio é um metal antimagnético e como não produz faíscas, é utilizado como proteção em equipamentos electrónicos e no armazenamento e transporte de substâncias inflamáveis ou explosivas.

Boa condutividade eléctrica e térmica: Excelente refletor de luz e calor, o alumínio é utilizado frequentemente em luzes. Além disso, contribui para manter as casas mais frescas no verão e quentes no inverno, potencializando o uso consciente de energia elétrica.

Beleza e modernidade: O alumínio é um material atual, moderno e o seu uso só vai crescer ao longo dos anos. O alumínio já é bonito na sua cor natural mas permite ainda diversos acabamentos que trazem também características diversas. Polido, lacado, decorado, é só escolher o que fica melhor no seu projeto.

Reciclagem: O alumínio é infinitamente reciclável o que faz desse metal um amigo do meio ambiente, sendo mesmo chamado por alguns de “metal verde”. O que hoje é uma peça de carro pode facilmente tornar-se, após a reciclagem, numa lata, escada ou em qualquer outro material. O processo de reciclagem é fácil e económico, utilizando apenas 5% da energia usada para produzir o alumínio primário e reduzindo ainda mais o impacto ao meio ambiente.

As vantagens de longe não são poucas, esse material é encontrado em abundância na crosta terrestre e tornou-se fundamental em diversas atividades económicas sendo o metal de maior uso na indústria ficando atrás apenas do aço. Visivelmente este é, e vai continuar a ser o metal do futuro, principalmente pela preocupação cada vez maior com a sustentabilidade. Todos esses fatores aliados ao baixo custo de produção e reutilização, fazem com que o alumínio reúna todas as condições de ser um material fundamental e cada vez mais essencial para a indústria e para o nosso quotidiano como um todo.

Ler Mais
Vantagens do Alumínio na Construção

Vantagens do alumínio na construção

Não é difícil entender o porquê do alumínio ser um dos materiais mais utilizados na construção civil. Extremamente versátil e económico, traz diversas vantagens inclusive no quesito sustentabilidade.

Estima-se que o tempo de vida útil do alumínio seja de aproximadamente 40 anos e sabe-se, por esse tempo, que é um metal altamente durável e resistente contra intempéries e corrosão. Esta resistência vem do facto do material ter uma película protetora chamada óxido de alumínio (Fe2O3), originada da interação com o oxigénio. Deve-se levar em consideração também que, havendo uma manutenção adequada, o tempo de durabilidade pode prolongar- se ainda mais.

Esteticamente, o alumínio é um material que traz a possibilidade de uma infinidade de designs além de trazer modernidade à construção. O alumínio pode ser utilizado para substituir materiais convencionais, como a madeira e a alvenaria, sendo que as suas placas podem fechar as edificações, o que contribui para construções menos robustas e com menos consumo de material.

Podemos ver o alumínio em diversos usos na construção, desde estruturas, esquadrias, sustentação de divisórias, fechaduras, portas, janelas e muitos outros, e em cada um desses usos é possível ver algum tipo de vantagem.
A par da sua versatilidade, o alumínio promove o uso consciente de energia e o melhor isolamento acústico, características chave que justificam a aposta crescente no alumínio para a construção de ‘edifícios verdes’.

Graças à sua alta resistência, o alumínio confere à construção uma aparência inovadora e harmoniosa, com elementos que podem ser bastante fluídos e que conferem um caráter arquitetónico único a cada edifício.
Mais recentemente, viu-se a aplicação de alumínio na construção de hospitais de campanha, na medida em que é um material que garante uma montagem rápida e eficiente.

O alumínio é assim uma das opções mais adequadas para a construção civil, oferendo uma multiplicidade de aplicações e vantagens que o tornam um material único e duradouro.

Ler Mais
Características do Alumínio

Características do Alumínio

Descoberto em 1825, o alumínio é um elemento químico representado pelo símbolo Al.

Trata-se do elemento metálico mais abundante da crosta terrestre (cerca de 8%) e é possível encontrá-lo na sua forma sólida à temperatura ambiente.

Apesar da sua abundância, a verdade é que extraí-lo não é uma tarefa nada simples. Isto porque, na natureza, o alumínio aparece sempre combinado com outros elementos, como o ferro, o oxigénio e o silício.

Maleável, dúctil e apto para a mecanização e fundição, o alumínio é um dos materiais mais versáteis e um dos mais utilizados para propósitos de construção, arquitetura e engenharia.

Com uma elevada condutividade térmica, sem gosto, cheiro ou toxicidade, o alumínio é uma das escolhas mais utilizadas em folhas e utensílios de cozinha.

Quando em contacto com o ar, o alumínio reveste-se de uma camada fina de óxido, o que iode a oxidação do resto do metal mesmo que exposto à humidade. Uma característica que torna o alumínio um material bastante utilizado em áreas caracterizadas pela humidade, como casas de banho.

O alumínio é também um material 100% reciclável e pode ser usado continuamente sem perder a sua qualidade.

Outra característica do alumínio é a sua alta durabildiade, o que o torna um material altamente atrativo. Por exemplo, sabia que existem janelas de alumínio que chegam a durar mais de 40 anos? Uma prova da sua grande resistência e também um importante fator na redução do custo total de uma obra.

O alumínio apresenta assim uma série de vantagens na sua utilização e pode ser moldado em diversas formas.

Explore a nossa página de catálogos e veja a panóplia de produtos que temos ao dispor.

Ler Mais
Novo Website Alutaipas

Novo Website Alutaipas

A inovação, a melhoria contínua e o foco no futuro fazem parte da Alutaipas.

Como forma de demonstrar este posicionamento, a nossa empresa decidiu renovar recentemente o seu website. Agora, e através de uma plataforma moderna, intuitiva e fácil de navegar, os visitantes poderão ficar a conhecer melhor a Alutaipas, os serviços que são oferecidos e os vários produtos comercializados.

Explore as várias páginas e entre em contacto se pretender a nossa colaboração com os seus projetos.

Ler Mais

Categories

  • Alumínio
  • Web Design
Alutaipas
Creditação
Política de Privacidade
Política de Qualidade
Livro de Reclamações
Avaliação de Fornecedores
Rua Industrial Monte Carreira
Lote nº 41 4805 – 346 Ponte, Guimarães, Portugal


+351 253 570 334/5 *
* Custo de uma chamada para a rede fixa de acordo com o seu tarifário.
geral@alutaipas.com

Facebook Instagram Linkedin

Certificação Certificação PME Líder Inspired by UNIFY

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.
Política de Privacidade Ok
Política de Privacidade e de Cookies

Privacy Overview

This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these cookies, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may have an effect on your browsing experience.
Necessary
Sempre activado

Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. This category only includes cookies that ensures basic functionalities and security features of the website. These cookies do not store any personal information.

Non-necessary

Any cookies that may not be particularly necessary for the website to function and is used specifically to collect user personal data via analytics, ads, other embedded contents are termed as non-necessary cookies. It is mandatory to procure user consent prior to running these cookies on your website.

GUARDAR E ACEITAR