O alumínio é um material extremamente versátil, utilizado para diversas finalidades e que, de forma natural, tem um tempo extenso de vida útil. Por isso, não é de estranhar que vários dos elementos das habitações sejam de alumínio, tais como janelas ou portas. Deixar estas superfícies como novas depende só do cuidado e da manutenção que lhes é dada.
É muito importante garantir a limpeza correta de portas e janelas de alumínio, principalmente aquelas que ficam em áreas externas devido à exposição ao clima e outros fatores que possam ser agressivos ao material. Como todos os materiais, o alumínio necessita de alguns cuidados específicos, mas não é difícil manter as superfícies saudáveis e sempre a brilhar. Siga estas orientações.
Antes de efetivamente começar a limpeza é necessário retirar todos os vestígios de pó e sujidade que possa ter, utilizando para o efeito um espanador ou um pano humedecido. De seguida, prepare uma solução de água morna e detergente neutro.
É importante referir que nunca deve utilizar materiais abrasivos como escovas duras, esponjas mais ásperas ou esponjas de aço pois podem riscar as esquadrias. Também não devem ser utilizados produtos alcalinos ou ácidos – ácido muriático, soda cáustica, cloro, éter, acetona e produtos para limpar vidros – pois estes reagem com o óxido de alumínio formado na anodização e podem danificar a camada anódica.
Esta forma de limpeza que acabamos de descrever não serve para superfícies incrustadas com resíduos de gordura ou que estejam aderidos ao alumínio, como panelas. Nesses casos pode ser utilizado um solvente neutro do tipo tolueno ou xileno – próprios para dissolver incrustações. O mesmo processo deve ser aplicado às maçanetas. (Caso sejam de metal devem, então, ser utilizados produtos específicos seguindo sempre as instruções da embalagem.)
No fim da limpeza, passe um pano macio e seco para garantir que a superfície esteja seca, caso contrário corre o risco de o pó e a sujidade voltarem a aderir à superfície.
A limpeza de portas e janelas em ambientes diferentes também pede procedimentos distintos.
No caso de ambientes internos, a água, o detergente neutro, panos macios, esponjas não abrasivas e uma escova de dentes para chegar aos cantos serão os seus maiores aliados.
Misture a água morna e o detergente, humedeça o pano nessa solução para remover a sujidade superficial. Repita a limpeza as vezes que forem necessárias. Mude a água se necessário, para não levar a sujidade de volta à superfície, e utilize a escova de dentes para chegar aos lugares que o pano não chega. No fim, passe um pano limpo ainda não utilizado para tirar todo o produto de limpeza e secar.
Já nos ambientes externos, onde os materiais estão expostos à agressividade do tempo, é necessário ter alguns cuidados extras, mas igualmente simples de executar. Com a ajuda de uma mangueira retire toda a poeira e sujidade. Com a mistura de água e detergente neutro na proporção de 1/4 de um copo de detergente para 2 litros de água esfregue toda a superfície com uma esponja macia. Faça a limpeza de cima para baixo para não levar sujidade a uma área que já foi limpa. Para não deixar nenhum canto difícil sem limpar, utilize a escova de dentes. Depois, basta retirar todo o sabão com a mangueira, enxaguando bem. Para finalizar, utilize um pano limpo e seco.
Além da versatilidade e do bom custo-benefício, percebeu como é fácil de fazer a manutenção e limpeza do alumínio? Agora é só seguir as dicas e colocar as mãos a obra!