Sabia que o fabrico de Alumínio depende de um processo chamado Extrusão?
A Extrusão é um processo de conformação mecânica por deformação de cilindros de liga de alumínio, os chamados biletes. Esse processo pode ser feito a quente ou a frio, mas no caso do alumínio o processo a quente é o mais utilizado.
As primeiras experiências com a extrusão foram feitas com o chumbo no século XIX, mas desenvolveu-se bastante durante a Segunda Guerra Mundial devido à utilização de perfis de alumínio na indústria aeronáutica.
Para imaginar o processo de extrusão a que o alumínio é submetido tente imaginar uma seringa, o funcionamento é muito parecido. Os biletes são injetados a alta pressão e temperatura. No caso de metais é necessário que seja feita a extrusão quente para que se torne mais fácil transformar os bilhetes em perfis de metal. De seguida, segue uma explicação mais detalhada de todo o processo.
Após o pré-aquecimento, que ocorre a aproximadamente 450º, os biletes são levados à câmara de extrusão onde são introduzidos numa prensa e com a ajuda de um pistão, que se assemelha, ao êmbolo da seringa, são pressionados contra um orifício chamado matriz. O caminho do bilete até à câmara de extrusão deve ser rápido para evitar a oxidação do metal.
Após a pressão, saem da matriz os perfis de alumínio com os seus formatos e dimensões definidas. Estes, através de um sistema de arrasto, rapidamente passam por um processo de arrefecimento para facilitar o processo de estiramento, para alinhamento de possíveis torções e desempeno. As peças são então encaminhadas para o corte nas medidas solicitadas pelos clientes.
A finalização de todo o processo de fabricação dos perfis dá-se pelo endurecimento, a chamada têmpera, quando estes são inseridos em estufas antes de serem embalados.
Os perfis de alumínio resultantes do processo de extrusão podem ser geralmente janelas, portas, esquadrias, trilhos para portas, tubos e não só materiais grandes. As peças podem ser cortadas em variados tamanhos e também podem tornar-se em maçanetas, fechaduras, engrenagens e os mais diversos componentes para automóveis, bicicletas, maquinaria pesada e equipamentos de transporte.
Essas são apenas algumas utilidades, já que a lista de possíveis materiais e produtos é ainda maior.