Características do Alumínio
Descoberto em 1825, o alumínio é um elemento químico representado pelo símbolo Al.
Trata-se do elemento metálico mais abundante da crosta terrestre (cerca de 8%) e é possível encontrá-lo na sua forma sólida à temperatura ambiente.
Apesar da sua abundância, a verdade é que extraí-lo não é uma tarefa nada simples. Isto porque, na natureza, o alumínio aparece sempre combinado com outros elementos, como o ferro, o oxigénio e o silício.
Maleável, dúctil e apto para a mecanização e fundição, o alumínio é um dos materiais mais versáteis e um dos mais utilizados para propósitos de construção, arquitetura e engenharia.
Com uma elevada condutividade térmica, sem gosto, cheiro ou toxicidade, o alumínio é uma das escolhas mais utilizadas em folhas e utensílios de cozinha.
Quando em contacto com o ar, o alumínio reveste-se de uma camada fina de óxido, o que iode a oxidação do resto do metal mesmo que exposto à humidade. Uma característica que torna o alumínio um material bastante utilizado em áreas caracterizadas pela humidade, como casas de banho.
O alumínio é também um material 100% reciclável e pode ser usado continuamente sem perder a sua qualidade.
Outra característica do alumínio é a sua alta durabildiade, o que o torna um material altamente atrativo. Por exemplo, sabia que existem janelas de alumínio que chegam a durar mais de 40 anos? Uma prova da sua grande resistência e também um importante fator na redução do custo total de uma obra.
O alumínio apresenta assim uma série de vantagens na sua utilização e pode ser moldado em diversas formas.
Explore a nossa página de catálogos e veja a panóplia de produtos que temos ao dispor.