Vantagens do alumínio na construção
Não é difícil entender o porquê do alumínio ser um dos materiais mais utilizados na construção civil. Extremamente versátil e económico, traz diversas vantagens inclusive no quesito sustentabilidade.
Estima-se que o tempo de vida útil do alumínio seja de aproximadamente 40 anos e sabe-se, por esse tempo, que é um metal altamente durável e resistente contra intempéries e corrosão. Esta resistência vem do facto do material ter uma película protetora chamada óxido de alumínio (Fe2O3), originada da interação com o oxigénio. Deve-se levar em consideração também que, havendo uma manutenção adequada, o tempo de durabilidade pode prolongar- se ainda mais.
Esteticamente, o alumínio é um material que traz a possibilidade de uma infinidade de designs além de trazer modernidade à construção. O alumínio pode ser utilizado para substituir materiais convencionais, como a madeira e a alvenaria, sendo que as suas placas podem fechar as edificações, o que contribui para construções menos robustas e com menos consumo de material.
Podemos ver o alumínio em diversos usos na construção, desde estruturas, esquadrias, sustentação de divisórias, fechaduras, portas, janelas e muitos outros, e em cada um desses usos é possível ver algum tipo de vantagem.
A par da sua versatilidade, o alumínio promove o uso consciente de energia e o melhor isolamento acústico, características chave que justificam a aposta crescente no alumínio para a construção de ‘edifícios verdes’.
Graças à sua alta resistência, o alumínio confere à construção uma aparência inovadora e harmoniosa, com elementos que podem ser bastante fluídos e que conferem um caráter arquitetónico único a cada edifício.
Mais recentemente, viu-se a aplicação de alumínio na construção de hospitais de campanha, na medida em que é um material que garante uma montagem rápida e eficiente.
O alumínio é assim uma das opções mais adequadas para a construção civil, oferendo uma multiplicidade de aplicações e vantagens que o tornam um material único e duradouro.